Para professores.
O que aqui se apresenta é simplesmente uma lista arrumada de
sumários/atividades/estratégias, registada a partir de aulas concretas de
ensino-aprendizagem de anos letivos anteriores.
Procedeu-se a uma fusão de sumários, cortando repetições, pausas, atividades necessárias no decorrer das aprendizagens, mas pouco úteis nesta listagem. Não foram consideradas as aulas de avaliação
(testes formativos/sumativos, preferindo-se as atividades de treino de
aprendizagens).
Esta lista de sumários poderá ser usada como mera inspiração para atividades a
desenvolver, sugestões, que o (a) docente deverá adaptar adequadamente à
sua planificação/prática letiva.
Lições n.º 1/2
Teste diagnóstico – Parte I e parte II –
para verificar o nível de proficiência em língua portuguesa e formar grupos de
nível.
Lições n.º 3/4
Apresentação. Verificação do horário, sala e os alunos constituintes do grupo de nível
(primeiro esboço da planta da sala de aula).
Preenchimento da ficha
do perfil sociolinguístico pelo aluno em interação oral com o professor
[procedimento que ocorrerá sempre que novo aluno for integrado no grupo].
Conversação com o objetivo de interagir
oralmente com os alunos de modo a conhecê-los melhor.
Lições n.º 5/6
Breve esclarecimento
sobre o funcionamento da disciplina de PLNM (grupos de nível, competências a
treinar, etc.) e orientação sobre
o material escolar do aluno: livro/fotocópias; uso de portfólio [dossiê de plástico. Comprar na papelaria da escola, custa
0,65 euros].
“Quebrar o gelo”:
atividade de sociabilidade entre os alunos / Jogo didático ‘Quem é?” para sociabilização
dos alunos.
Motivação para um
trabalho de pesquisa multicultural e o blogue de PLNM.
Lições n.º 7/8
Criação do portfólio individual: preenchimento da capa com
dados pessoais e da disciplina; ilustração da mesma.
Introdução ao jogo da glória que testa a língua
portuguesa, do CVC do Instituto Camões [ver “Jogos” nos links favoritos do blogue]: divisão
da turma em dois grupos concorrentes; seleção do nível de dificuldade do jogo;
distribuição da leitura oral das perguntas/respostas possíveis.
Lições n.º 9/10
Noções de tempo: 1.ª atividade – Expressar o presente, o passado e o
futuro; 2.ª atividade – Identificar
e expressar o presente, o passado e o futuro.
Lições n.º 11/12
Contar uma história a
partir de uma sequência de imagens com verbos, expressando o presente do modo
indicativo.
Contar a mesma
história [expressando o presente do modo indicativo], transformando o
enunciado de 3ª pessoa (ele) em pessoal (eu).
Lições n.º 13/14
Noção das conjugações verbais; formas
verbais do presente de modo indicativo. Preenchimento de quadros de
esquematização.
Contar uma história, articulando imagens e usando expressões
fornecidas, segundo o tema: “Um dia na vida de...”.
Lições n.º 15/16
Produção escrita
sobre o indivíduo: escolha de um tema, entre 12 fornecidos; esboço de
ideias e primeira redação (versão manuscrita) sobre o tema escolhido.
Lições n.º 17/18
Produção escrita:
- Revisão de texto esboçado anteriormente, individualmente e com o apoio do professor, seguida
de digitalização do mesmo em Word.
- Melhoramento de
texto: atribuição de um título; uso de parágrafos e pontuação.
Lições n.º 19/20
Atividade coletiva de melhoramento do texto (autorretrato) de
uma: uso do parágrafo e dos sinais de pontuação;
conectores interfrásicos; sinónimos; construção sintática e do texto
(organização).
Pesquisa na internet de imagens para
ilustrar as histórias; inserção das imagens no texto em formato Word.
Lições n.º 21/22
Verificação de alterações introduzidas
no texto pelo professor, já divulgado no blogue de PLNM.
Leitura em voz alta do texto produzido
[a partir do blogue ou do texto impresso a partir do mesmo], por cada um dos
alunos.
Lições n.º 23/24
Jogo sintático: Pronomes pessoais +
verbos + complementos. Registo de todas as frases no caderno.
Construção de frases a partir de elementos
dados (pronomes + verbos + tempos verbais).
Lições n.º 25/26
Leitura do texto “O Viajante Clandestino”, de Mia Couto, e
resolução do questionário de interpretação sobre o mesmo.
Lições n.º 27/28
Organização do portefólio pelos alunos.
Revisões dos interrogativos (como, onde, que), de forma
simples e interativa.
Lições n.º 29/30
Vamos contar uma história: (14) “De quem foi a culpa?”: treino da oralidade.
Lições n.º 31/32
Resolução da ficha de gramática: conjugação pronominal reflexa; colocação do pronome (atividade nº
14 da Gramática Activa).
Lições n.º 33/34
Leitura oral e dialogada do texto “O
Aniversário”. Treino da pronúncia de sons e palavras.
Resolução do questionário sobre o texto
e das atividades sobre estruturas gramaticais.
Lições n.º 35/36
Treino, em voz alta, dos verbos
auxiliares, regulares e irregulares. Sistematização dos mesmos.
Lições n.º 37/38
Leitura expressiva e comentada da narrativa (excerto) “Moby
Dick”, de Herman Melville: identificar as
categorias da narrativa; fazer sublinhados, relações. Resolução de um questionário
breve.
Lições n.º 39/40
Vamos contar uma história de... “A máquina
fotográfica”: treino da expressão oral a partir de
imagens, vocabulário e estruturas gramaticais.
Lições n.º 41/42
Atividades alusivas ao natal […].
[…]
Lições n.º 43/44
Descrever um itinerário, por exemplo: da escola à estação de
comboio.
Escrita coletiva, no quadro, do itinerário da estação de
comboio à escola.
Lições n.º 45/46
No hotel: audição de um diálogo e descrição de um quarto.
Identificar objetos a partir da sua descrição (ficha).
Lições n.º 47/48
Em trabalho de pares, descrever por escrito o quarto de
hotel de duas amigas (p. 32).
A partir de imagens, descrever e localizar objetos do quarto
(p. 35).
TPC
Fazer a descrição, no caderno, do próprio quarto. Título: Descrição
do meu quarto. (nota: este texto será processado em Word, numa aula
próxima).
Lições n.º 49/50
Leitura de algumas descrições do quarto escritas em trabalho
de casa.
Treino das expressões de lugar (preposições e locuções
prepositivas de lugar): à frente de, em, entre., etc.
Lições n.º 51/52
As regras de uso dos sinais de pontuação. Pequeno exercício
de aplicação.
Processamento em Word do texto escrito antes.
Lições n.º 53/54
Exercício: utilizar os sinais de pontuação em textos que não
estão pontuados.
Expressão escrita: melhoramento de texto, prestando especial
atenção ao uso da pontuação.
Lições n.º 55/56
Registo no caderno de verbos no pretérito imperfeito: verbos
regulares (em -ar, -er e -ir) e irregulares (ser, ter, vir, pôr).
Conversação sobre "o que fiz no sábado..." e
"quando eu era pequeno...".
TPC
Fazer os exercícios da ficha 19/fotocópia (no mínimo o
exercício 19.1) sobre pretérito perfeito versus pretérito imperfeito.
Lições n.º 57/58
Resolução de exercícios da ficha de treino do uso do
pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo.
Lições n.º 59/60
Exercício de reconstituição de texto “História de uma
gatinha”.
Verificação coletiva das soluções vocabulares do texto.
Lições n.º 61/62
Motivação para a leitura, através do uso das caixas de
livros do CRE):
- consulta e leitura livre de livros, na parte inicial,
apoiadas apenas pelo professor(a) quando
solicitado(a) .
- Elaboração da ficha bibliográfica do livro escolhido.
- Registo no caderno das referências bibliográficas
elaboradas por vários alunos, apresentadas estas no quadro.
- Partilha de experiências de leitura (expressão oral).
Lições n.º 63/64
Uso do futuro dos verbos regulares e irregulares (dizer,
fazer e trazer). Exercícios práticos.
Lições n.º 65/66
Compreensão oral da canção "Nada de nada" de João
Pedro Pais.
Lições n.º 67/68
Leitura de dois diálogos e resolução de alguns exercícios de
compreensão do diálogo “Vamos ver uma exposição”.
Lições n.º 69/70
Completar pequenos diálogos: pedir e da informações/opiniões.
Redação em trabalho coletivo de uma carta a um amigo.
Lições n.º 71/72
Processamento em Word, com revisão do texto, da carta a um amigo.
Revisão das cartas escritas, no quadro, em coletivo.
Lições n.º 73/74
Identificação de tipos de texto:
- procurar, no blogue de PLNM, vários tipos de texto e registar dois
no caderno diário (ex. carta).
- Leitura por cada aluno de um dos textos selecionados.
Lições n.º 75/76
Exercícios de treino do grau dos adjetivos: o comparativo.
Sistematização dos graus dos adjetivos.
Lições n.º 77/78
Seleção de alunos para as atividades do Dia do Patrono: ortografia
e soletração.
Lições n.º 79/80
Expressar opinião, comparando duas coisas ou duas pessoas [unidade
5].
Lições n.º 81/82
Atividades relacionadas com o dia do
patrono.
[…]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.