Para professores.
O que aqui se apresenta é simplesmente uma lista arrumada de
sumários/atividades/estratégias, registada a partir de aulas concretas de
ensino-aprendizagem de anos letivos anteriores.
Procedeu-se a uma fusão de sumários, cortando repetições,
pausas, atividades necessárias no decorrer das aprendizagens, mas pouco úteis
nesta listagem. Não foram consideradas as aulas de avaliação (testes sumativos),
preferindo-se as atividades de treino de aprendizagens muitas das quais baseadas
nos exames PLNM oficiais – ver 3.º período.
Esta lista de sumários poderá ser usada como mera inspiração para atividades a
desenvolver, sugestões, que cada docente deverá adaptar adequadamente à sua
planificação/prática letiva.
Lições n.º 1/2
Teste diagnóstico – Parte
I e parte II – para verificar o nível de proficiência em língua portuguesa e
formar grupos de nível.
Lições n.º 3/4
Apresentação. Verificação do horário, sala e os alunos constituintes do grupo de nível
(primeiro esboço da planta da sala de aula).
Preenchimento da ficha
do perfil sociolinguístico pelo
aluno em interação oral com o professor.
Conversação com o objetivo de interagir
oralmente com os alunos de modo a conhecê-los melhor.
Lições n.º 5/6
Breve esclarecimento
sobre o funcionamento da disciplina de PLNM (grupos de nível, competências a
treinar, etc.) e orientação sobre
o material escolar do aluno: livro/fotocópias; uso de portfólio.
“Quebrar o gelo”: atividade de
sociabilidade entre os alunos / Jogo didático ‘Quem é?” para sociabilização dos
alunos.
Lições n.º 7/8
Criação do portfólio
individual: preenchimento da capa com dados pessoais e da disciplina;
ilustração da mesma.
Motivação para um
trabalho de pesquisa multicultural e o blogue de PLNM.
Lições n.º 9/10
Noções
de tempo: 1.ª atividade – Expressar
o presente, o passado e o futuro; 2.ª atividade – Identificar e expressar o
presente, o passado e o futuro.
Lições n.º 11/12
Treino da expressão do futuro: IR + infinitivo.
Conclusão da ficha
sobre a expressão do futuro: completar “a agenda da Leonor para a próxima
semana”.
Lições n.º 13/14
Noção das conjugações verbais; formas verbais do pretérito perfeito do modo indicativo. Preenchimento de quadros de
esquematização.
Contar experiências passadas: “No fim-de-semana passado”, “Nas
férias…”, etc.
Lições n.º 15/16
Produção escrita
sobre o indivíduo: escolha de um tema, entre 12 fornecidos; esboço de
ideias e primeira redação (versão manuscrita) sobre o tema escolhido.
Lições n.º 17/18
Produção escrita:
- Revisão de texto esboçado anteriormente, individualmente e com o apoio do professor, seguida
de digitalização do mesmo em Word.
- Melhoramento de
texto: atribuição de um título; uso de parágrafos e pontuação.
Lições n.º 19/20
Atividade coletiva de melhoramento
do texto (autorretrato) de uma aluna: uso do
parágrafo e dos sinais de pontuação; conectores interfrásicos; sinónimos;
construção sintática e do texto (organização).
Pesquisa na internet de imagens para
ilustrar as histórias; inserção das imagens no texto em formato Word.
Lições n.º 21/22
Verificação de alterações introduzidas
no texto, já divulgado no blogue de PLNM.
Leitura em voz alta do texto produzido
[a partir do blogue ou do texto impresso a partir do mesmo], por cada um dos
alunos.
Lições n.º 23/24
Resolução da ficha de gramática: conjugação pronominal reflexa; colocação do pronome (atividade nº
14 da Gramática Activa).
Lições n.º 25/27
Treino de inferências na leitura de um texto: inferir o espaço, o tempo,
a ação, o agente, traços de caracterização das personagens,
sentimentos-atitudes das personagens, o objeto, relações de causa-efeito e
juízos de valor.
Lições n.º 27/28
Atividades alusivas ao natal […].
[…]
Lições n.º 29/30
A estrutura de um trabalho escolar:
capa; introdução; desenvolvimento e conclusão; bibliografia.
Uso de um mapa conceptual para testar e
reorganizar o conhecimento sobre um tema, por ex. o 25 de Abril de 1974.
Lições n.º 31/32
Descrever oralmente um itinerário, por exemplo: da escola à
estação de comboio.
Produção escrita, no caderno diário, do itinerário da
estação de comboio à escola.
Lições n.º 33/34
No hotel: audição de um diálogo e descrição de um quarto.
Identificar objetos a partir da sua descrição (ficha).
A partir de imagens, descrever (oralmente) e localizar
objetos do quarto (p. 35).
Lições n.º 35/36
Fazer a descrição, no caderno, do próprio quarto (título: Descrição
do meu quarto) e processamento do texto em Word.
Leitura de algumas das descrições elaboradas.
Lições n.º 37/38
Preencher a ficha com exercícios de treino das expressões de
lugar (preposições e locuções prepositivas de lugar): à frente de,
em, entre., etc.
Escrever 3 ou 4 frases, localizando-se na sala de aula.
Lições n.º 39/40
As regras de uso dos sinais de pontuação.
Exercícios de aplicação: pontuar textos que não estão
pontuados.
Lições n.º 41/42
Treino da escrita:
- produção de uma carta informal;
- revisão da carta e digitalização da mesma em Word.
- Divulgação no blogue de PLNM.
Lições n.º 43/44
Registo no caderno de verbos no pretérito imperfeito: verbos regulares (em -ar, -er e -ir) e
irregulares (ser, ter, vir, pôr).
Conversação sobre "o que fiz no sábado..." e "quando
eu era pequeno...".
TPC
Fazer os exercícios da ficha 19/fotocópia (no mínimo o
exercício 19.1) sobre pretérito perfeito versus pretérito imperfeito.
Lições n.º 45/46
- Resolução dos exercícios da ficha de treino do uso do
pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo.
Lições n.º 47/48
Exercício de reconstituição de texto “História de uma
gatinha”.
Verificação coletiva das soluções vocabulares do texto.
Lições n.º 49/50
Motivação para a leitura, através do uso das caixas de
livros do CRE):
- consulta e leitura livre de livros, na parte inicial,
apoiadas apenas pelo professor(a) quando
solicitado(a) .
- Elaboração da ficha bibliográfica do livro escolhido.
- Registo no caderno das referências bibliográficas
elaboradas por vários alunos, apresentadas estas no quadro..
- Partilha de experiências de leitura (expressão oral).
Lições n.º 51/52
Uso do futuro dos verbos regulares e irregulares (dizer,
fazer e trazer). Exercícios práticos.
Lições n.º 53/54
Treino da escrita:
- produção de um “e-mail”;
- revisão do texto e digitalização da mesma em Word.
- Divulgação no blogue de PLNM.
Lições n.º 55/56
Revisão coletiva, em Word, de alguns
textos produzidos antes pelos alunos.
Divulgação dos textos no blogue de PLNM.
Lições n.º 57/58
Compreensão oral da canção "Nada de nada" de João
Pedro Pais. Preenchimento de texto/letra de cação lacunar.
Lições n.º 59/50
Entrega de material aos
alunos e explicitação da organização do mesmo: coletânea para treino do LER,
FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA e ESCREVER, a partir dos enunciados dos exames nacionais
PLNM.
Lições n.º 51/52
Leitura de dois diálogos e resolução de alguns exercícios de
compreensão do diálogo “Vamos ver uma exposição”.
Lições n.º 53/54
Treino da compreensão escrita e competências gramaticais:
exame PLNM, n.º 28, 2008, 1ª fase.
Lições n.º 55/56
Treino da expressão escrita: exame de PLNM, nº 28, 2008, 1ª fase.
Elaboração de uma lista com os temas e os tipos de texto que
costumam sair nas provas de exame.
Lições n.º 57/58
Treino de escrita – Identificação de tipos de texto:
- procurar, no blogue de PLNM, exemplos de vários tipos de texto (carta,
página de um diário, etc.);
- registar no caderno diário um exemplo para cada tipo de texto;
- Leitura, por cada aluno, de alguns dos textos selecionados.
Lições n.º 59/60
Verificação das respostas das provas de exame de 2008 (1.ª e 2.ª
chamadas).
Leitura e compreensão de dois textos: «Luís Vaz de Camões» e «O
Oceanário de Lisboa».
Lições n.º 61/62
Exercícios de treino do grau dos adjetivos: o superlativo absoluto
(analítico/sintético) e o superlativo relativo.
Sistematização dos graus dos adjetivos.
Lições n.º 63/64
Seleção de alunos para as atividades do Dia do Patrono: ortografia
e soletração, através do treino das atividades.
Lições n.º 65/66
Expressar opinião, comparando duas coisas ou duas pessoas [unidade
5, do manual].
Lições n.º 67/68
Uso do modo imperativo: teorização e
exemplificação.
Exercícios de treino do modo Imperativo.
Revisão do esquema
de comunicação: eu/nós – tu/você/o senhor/a senhora, ele/ela/eles.
Lições n.º 69/70
Atividades relacionadas com o dia do patrono.
Lições n.º 71/72
Resolução e
verificação das respostas do grupo de leitura
(exames nacionais de PLNM, níveis A2 e B1).
Lições n.º 73/74
Produção de um texto de opinião
(argumentativo) através de uma ficha sobre “Os jovens e a Internet” (exame
2009, 2ª fase, nível B1).
Revisão coletiva, em Word, dos textos de opinião
produzidos pelos alunos.
Lições n.º 75/76
Exercício com dificuldades da língua portuguesa (homófonas).
[...]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.