Para professores.
O que aqui se apresenta é simplesmente uma lista arrumada de
sumários / atividades / estratégias, registada a partir de aulas concretas de
ensino-aprendizagem de anos letivos anteriores.
Procedeu-se a uma fusão de sumários, cortando repetições,
pausas, atividades necessárias no decorrer das aprendizagens, mas pouco úteis
nesta listagem. Não foram consideradas as aulas de avaliação (testes
formativos/sumativos, preferindo-se as atividades de treino de aprendizagens).
Esta lista de sumários poderá ser usada como mera inspiração para atividades a
desenvolver, sugestões, que o (a) docente deverá adaptar adequadamente à
sua planificação/prática letiva.
Lições n.º 1/2
Teste diagnóstico – Parte I e parte II –
para verificar o nível de proficiência em língua portuguesa e formar grupos de
nível.
Lições n.º 3/4
Apresentação. Verificação do horário, sala e os alunos constituintes do grupo de nível
(primeiro esboço da planta da sala de aula).
Preenchimento da ficha
do perfil sociolinguístico pelo aluno em interação oral com o professor
[procedimento que ocorrerá sempre que novo aluno for integrado no grupo].
Conversação com o objetivo de interagir
oralmente com os alunos de modo a conhecê-los melhor.
Lições n.º 5/6
Breve esclarecimento
sobre o funcionamento da disciplina de PLNM (grupos de nível, competências a
treinar, etc.) e orientação sobre
o material escolar do aluno: livro/fotocópias; uso de portfólio [dossiê de plástico. Comprar na papelaria da escola, custa
0,65 euros].
“Quebrar o gelo”:
atividade de sociabilidade entre os alunos / Jogo didático ‘Quem é?” para sociabilização
dos alunos.
Motivação para um
trabalho de pesquisa multicultural e o blogue de PLNM.
Lições n.º 7/8
Treino de estruturas básicas e vocabulário
sobre identificação pessoal e de outrem; saudações e despedidas.
Lições n.º 9/10
Descrever pessoas e objetos,
valorizando o adjetivo.
Rever vocabulário de apresentações,
saudações e despedidas.
Lições n.º 11/12
Relacionar verbos (por ex.: cortar,
pintar) com as diferentes partes do corpo.
Lições n.º 13/14
Jogo dos cartões coloridos: treino de sintaxe
e expressão do presente do indicativo.
Conteúdos valorizados: IR + A;
contrações (ao, à); GOSTAR + DE; contrações (do, da); ESTAR + EM; contrações (no, na).
Lições n.º 15/16
Noção das conjugações verbais; formas
verbais do presente de modo indicativo.
Preenchimento de quadros de
esquematização.
Lições n.º 17/18
Contar uma história a partir de uma sequência de imagens com verbos,
expressando o presente do modo indicativo.
Contar uma história, expressando o presente do modo indicativo,
transformando o enunciado de 3ª pessoa (ele) em pessoal (eu).
Lições n.º 19/20
Produção escrita: escolha de um tema, esboço
de ideias e primeira redação do texto.
Revisão de texto, individualmente e com
o apoio do professor, seguida de digitalização do mesmo em Word.
Lições n.º 21/22
Em atividade coletiva, no quadro, início
de melhoramento do texto de um(a) aluno(a): uso do parágrafo e dos sinais de
pontuação; conectores interfrásicos; sinónimos; construção sintática e do texto
(organização).
Pesquisa na internet de imagens para
ilustrar as histórias; inserção das imagens no texto em formato Word.
Lições n.º 23/24
Verificação de alterações introduzidas
no texto pelo professor, já divulgado no blogue de PLNM.
Leitura em voz alta do texto produzido
[a partir do blogue ou do texto impresso a partir do mesmo], por cada um dos
alunos.
Lições n.º 25/26
Jogo sintático: Pronomes pessoais +
verbos + complementos. Registo de todas as frases no caderno.
Construção de frases a partir de
elementos dados (pronomes + verbos + tempos verbais).
Lições n.º 27/28
Leitura expressiva de um texto-diálogo
entre professora e aluno. Resolução de um questionário sobre o mesmo.
Lições n.º 29/30
Organização do portefólio pelos alunos.
Jogo da construção de frases.
Lições n.º 31/32
Vamos contar uma história: (14) “De quem foi a culpa?”: treino da oralidade.
Lições n.º 33/34
Jogo do “Stop” com o objetivo de
descobrir vocabulário.
Divisão da turma em dois grupos para
reflexão sobre a língua a partir do jogo da glória do sítio do Instituto
Camões.
Lições n.º 35/36
Leitura oral e dialogada do texto “O
Aniversário”. Treino da pronúncia de sons e palavras.
Resolução do questionário sobre o
texto.
Resolução das atividades sobre
estruturas gramaticais.
Lições n.º 37/38
Treino, em voz alta, dos verbos auxiliares,
regulares e irregulares. Sistematização dos mesmos.
Formação de frases associando colunas e
preenchimento de lacunas em frases para treino do uso dos verbos:
ter/ser/estar.
Lições n.º 39/40
Treino do uso do presente do
indicativo: verbos ser/estar/ter; “há”; ficar; morar.
Lições n.º 41/42
Vamos contar uma história de... “A máquina
fotográfica”: treino da expressão oral a partir de
imagens, vocabulário e estruturas gramaticais.
Lições n.º 43/44
Atividades alusivas ao natal […].
[…]
Aulas n.º 45/46
Descrever um itinerário, por exemplo: da escola à estação de
comboio.
TPC. – Continuar a descrição do itinerário.
Lições n.º 47/48
Correção do TPC: leitura de alguns textos escritos.
Escrita coletiva, no quadro, do itinerário da estação de
comboio à escola.
Lições n.º 49/50
No hotel: audição de um diálogo e descrição de um quarto.
Identificar objetos a partir da sua descrição (ficha).
Lições n.º 51/52
Em trabalho de pares, descrever por escrito o quarto de
hotel de duas amigas (p. 32).
A partir de imagens, descrever e localizar objetos do quarto
(p. 35).
TPC
Fazer a descrição, no caderno, do próprio quarto. Título: Descrição
do meu quarto. (nota: este texto será processado em Word, numa aula
próxima).
Lições n.º 53/54
Leitura de algumas descrições do quarto escritas em trabalho
de casa.
Treino das expressões de lugar (preposições e locuções
prepositivas de lugar): à frente de, em, entre., etc.
Lições n.º 55/56
As regras de uso dos sinais de pontuação. Pequeno exercício
de aplicação.
Processamento em Word do texto escrito antes.
Lições n.º 57/58
Exercício: utilizar os sinais de pontuação em textos que não
estão pontuados.
Expressão escrita: melhoramento de texto, prestando especial
atenção ao uso da pontuação.
Lições n.º 59/60
- Registo no caderno de verbos no pretérito imperfeito:
verbos regulares (em -ar, -er e -ir) e irregulares (ser, ter, vir, pôr).
- Conversação sobre "o que fiz no sábado..." e
"quando eu era pequeno...".
TPC
- Fazer os exercícios da ficha 19/fotocópia (no mínimo o
exercício 19.1) sobre pretérito perfeito versus pretérito imperfeito.
Lições n.º 61/62
- Resolução dos exercícios da ficha de treino do uso do
pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo.
Lições n.º 63/64
- Exercício de reconstituição de texto “História de uma
gatinha”.
- Verificação coletiva das soluções vocabulares do texto.
Lições n.º 65/66
Motivação para a leitura, através do uso das caixas de
livros do CRE):
- Consulta e leitura livre de livros, na parte inicial,
apoiadas apenas pelo professor(a) quando
solicitado(a) .
- Elaboração da ficha bibliográfica do livro escolhido.
- Registo no caderno das referências bibliográficas
elaboradas por vários alunos, apresentadas estas no quadro.
- Partilha de experiências de leitura (expressão oral).
Lições n.º 67/68
Uso do futuro dos verbos regulares e irregulares (dizer,
fazer e trazer). Exercícios práticos.
Lições n.º 67/68
Compreensão oral da canção "Nada de nada" de João
Pedro Pais.
Jogo da glória de língua portuguesa (do CVC do Instituto
Camões).
Lições n.º 69/70
Exercícios de treino do grau dos adjetivos: o comparativo. Sistematização.
Expressar opinião, comparando duas coisas ou duas pessoas [unidade
5].
Lições n.º 71/72
Seleção de alunos para as atividades do Dia do Patrono: ortografia
e soletração.
Lições n.º 73/74
Atividades relacionadas com o dia do
patrono.
[…]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.