01/09/2011

Aulas de PLNM, nível A1 – Registo de Sumários

Para professores.

O que aqui se apresenta é simplesmente uma lista arrumada de sumários / atividades / estratégias, registada a partir de aulas concretas de ensino-aprendizagem de anos letivos anteriores.

Procedeu-se a uma fusão de sumários, cortando repetições, pausas, atividades necessárias no decorrer das aprendizagens, mas pouco úteis nesta listagem. Não foram consideradas as aulas de avaliação (testes formativos/sumativos, preferindo-se as atividades de treino de aprendizagens).

Esta lista de sumários poderá ser usada como mera inspiração para atividades a desenvolver, sugestões, que o (a) docente deverá adaptar adequadamente à sua planificação/prática letiva.

  

Lições n.º 1/2

Teste diagnóstico – Parte I e parte II – para verificar o nível de proficiência em língua portuguesa e formar grupos de nível.

Lições n.º 3/4

Apresentação. Verificação do horário, sala e os alunos constituintes do grupo de nível (primeiro esboço da planta da sala de aula).

Preenchimento da ficha do perfil sociolinguístico pelo aluno em interação oral com o professor [procedimento que ocorrerá sempre que novo aluno for integrado no grupo].

Conversação com o objetivo de interagir oralmente com os alunos de modo a conhecê-los melhor.

Lições n.º 5/6

Breve esclarecimento sobre o funcionamento da disciplina de PLNM (grupos de nível, competências a treinar, etc.) e orientação sobre o material escolar do aluno: livro/fotocópias; uso de portfólio [dossiê de plástico. Comprar na papelaria da escola, custa 0,65 euros].

“Quebrar o gelo”: atividade de sociabilidade entre os alunos / Jogo didático ‘Quem é?” para sociabilização dos alunos.

Motivação para um trabalho de pesquisa multicultural e o blogue de PLNM.

Lições n.º 7/8

Treino de estruturas básicas e vocabulário sobre identificação pessoal e de outrem; saudações e despedidas.

Lições n.º 9/10

Descrever pessoas e objetos, valorizando o adjetivo.
Rever vocabulário de apresentações, saudações e despedidas.

Lições n.º 11/12

Relacionar verbos (por ex.: cortar, pintar) com as diferentes partes do corpo.

Lições n.º 13/14

Jogo dos cartões coloridos: treino de sintaxe e expressão do presente do indicativo.
Conteúdos valorizados: IR + A; contrações (ao, à); GOSTAR + DE; contrações (do, da); ESTAR + EM; contrações  (no, na).

Lições n.º 15/16

Noção das conjugações verbais; formas verbais do presente de modo indicativo.
Preenchimento de quadros de esquematização.

Lições n.º 17/18

Contar uma história a partir de uma sequência de imagens com verbos, expressando o presente do modo indicativo.
Contar uma história, expressando o presente do modo indicativo, transformando o enunciado de 3ª pessoa (ele) em pessoal (eu).

Lições n.º 19/20

Produção escrita: escolha de um tema, esboço de ideias e primeira redação do texto.
Revisão de texto, individualmente e com o apoio do professor, seguida de digitalização do mesmo em Word.

Lições n.º 21/22

Em atividade coletiva, no quadro, início de melhoramento do texto de um(a) aluno(a): uso do parágrafo e dos sinais de pontuação; conectores interfrásicos; sinónimos; construção sintática e do texto (organização).

Pesquisa na internet de imagens para ilustrar as histórias; inserção das imagens no texto em formato Word.

Lições n.º 23/24

Verificação de alterações introduzidas no texto pelo professor, já divulgado no blogue de PLNM.

Leitura em voz alta do texto produzido [a partir do blogue ou do texto impresso a partir do mesmo], por cada um dos alunos.

Lições n.º 25/26

Jogo sintático: Pronomes pessoais + verbos + complementos. Registo de todas as frases no caderno.

Construção de frases a partir de elementos dados (pronomes + verbos + tempos verbais).

Lições n.º 27/28

Leitura expressiva de um texto-diálogo entre professora e aluno. Resolução de um questionário sobre o mesmo.

Lições n.º 29/30

Organização do portefólio pelos alunos. Jogo da construção de frases.

Lições n.º 31/32

Vamos contar uma história: (14) “De quem foi a culpa?”: treino da oralidade.

Lições n.º 33/34

Jogo do “Stop” com o objetivo de descobrir vocabulário.
Divisão da turma em dois grupos para reflexão sobre a língua a partir do jogo da glória do sítio do Instituto Camões.

Lições n.º 35/36

Leitura oral e dialogada do texto “O Aniversário”. Treino da pronúncia de sons e palavras.
Resolução do questionário sobre o texto.
Resolução das atividades sobre estruturas gramaticais.

Lições n.º 37/38

Treino, em voz alta, dos verbos auxiliares, regulares e irregulares. Sistematização dos mesmos.

Formação de frases associando colunas e preenchimento de lacunas em frases para treino do uso dos verbos: ter/ser/estar.

Lições n.º 39/40

Treino do uso do presente do indicativo: verbos ser/estar/ter; “há”; ficar; morar.

Lições n.º 41/42

Vamos contar uma história de... “A máquina fotográfica”: treino da expressão oral a partir de imagens, vocabulário e estruturas gramaticais.


Lições n.º 43/44

Atividades alusivas ao natal […].

[…]


Aulas n.º 45/46

Descrever um itinerário, por exemplo: da escola à estação de comboio.
TPC. – Continuar a descrição do itinerário.

Lições n.º 47/48

Correção do TPC: leitura de alguns textos escritos.
Escrita coletiva, no quadro, do itinerário da estação de comboio à escola.

Lições n.º 49/50

No hotel: audição de um diálogo e descrição de um quarto.
Identificar objetos a partir da sua descrição (ficha).

Lições n.º 51/52

Em trabalho de pares, descrever por escrito o quarto de hotel de duas amigas (p. 32).
A partir de imagens, descrever e localizar objetos do quarto (p. 35).

TPC
Fazer a descrição, no caderno, do próprio quarto. Título: Descrição do meu quarto. (nota: este texto será processado em Word, numa aula próxima).

Lições n.º 53/54

Leitura de algumas descrições do quarto escritas em trabalho de casa.

Treino das expressões de lugar (preposições e locuções prepositivas de lugar): à frente de, em, entre., etc.


Lições n.º 55/56

As regras de uso dos sinais de pontuação. Pequeno exercício de aplicação.
Processamento em Word do texto escrito antes.

Lições n.º 57/58

Exercício: utilizar os sinais de pontuação em textos que não estão pontuados.
Expressão escrita: melhoramento de texto, prestando especial atenção ao uso da pontuação.

Lições n.º 59/60

- Registo no caderno de verbos no pretérito imperfeito: verbos regulares (em -ar, -er e -ir) e irregulares (ser, ter, vir, pôr).
- Conversação sobre "o que fiz no sábado..." e "quando eu era pequeno...".

TPC
- Fazer os exercícios da ficha 19/fotocópia (no mínimo o exercício 19.1) sobre pretérito perfeito versus pretérito imperfeito.

Lições n.º 61/62

- Resolução dos exercícios da ficha de treino do uso do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo.

Lições n.º 63/64

- Exercício de reconstituição de texto “História de uma gatinha”.
- Verificação coletiva das soluções vocabulares do texto.

Lições n.º 65/66

Motivação para a leitura, através do uso das caixas de livros do CRE):
- Consulta e leitura livre de livros, na parte inicial, apoiadas  apenas pelo professor(a) quando solicitado(a) .
- Elaboração da ficha bibliográfica do livro escolhido.
- Registo no caderno das referências bibliográficas elaboradas por vários alunos, apresentadas estas no quadro.
- Partilha de experiências de leitura (expressão oral).

Lições n.º 67/68

Uso do futuro dos verbos regulares e irregulares (dizer, fazer e trazer). Exercícios práticos.

Lições n.º 67/68

Compreensão oral da canção "Nada de nada" de João Pedro Pais.
Jogo da glória de língua portuguesa (do CVC do Instituto Camões).

Lições n.º 69/70

Exercícios de treino do grau dos adjetivos: o comparativo. Sistematização.
Expressar opinião, comparando duas coisas ou duas pessoas [unidade 5].

Lições n.º 71/72

Seleção de alunos para as atividades do Dia do Patrono: ortografia e soletração.

Lições n.º 73/74

Atividades relacionadas com o dia do patrono.


[…]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.