22/05/2012

Tipos de texto - exemplos


Recado

Olá, mãe!
O tio João ligou e pediu para avisar que ele chega às 19h30.
Ele pediu para irem buscá-lo à estação de comboios e para fazerem um jantar especial.
Um beijinho
e até logo
Inês



Recado

Ana,
É preciso fazer algumas compras para o jantar.
Deixo-te a lista e o dinheiro em cima da mesa da cozinha.
Não te esqueças de passar pela padaria e trazer pão de Mafra.
Um beijinho
Mãe



e-mail

De: João
Para: Pedro
Assunto: Impossibilitado de ir às aulas

Caro Pedro,
Olha, não estou a sentir-me bem: estou com febre. A minha mãe disse-me para ir hoje ao médico, no centro de saúde.
Portanto, não vou poder ir às aulas e pedia-te para avisares a DT. Já agora, assim que chegares a casa, envia-me os TPC para amanhã. Obrigado.
Tchau.
João
PS. E então, como foi hoje a aula de Física?



Texto de opinião


A importância da Net na vida dos jovens

Hoje em dia, os jovens dedicam muito tempo à internet.

Se por um lado, os jovens têm necessidade de fazer várias atividades online, como pesquisar, enviar e recebe correio, conversar nos programas de “chat”, por outro lado, o uso da internet pode tornar-se viciante, impedindo o convívio real e verdadeiro entre as pessoas.

O conselho que dou aos jovens é passarem menos tempo na internet, fazerem novos amigos fora das redes sociais e passearem mais.

Penso que a internet, apesar das suas desvantagens, é uma boa ferramenta de trabalho, divertimento e entretenimento.